Home Gastronomia Folha Beleza Associação de moradores Quem somos Equipe
 

Clique para ampliar
 
Leitor
Editorial
Mural
Cultura
Paparazzi
Barão
Geral
Saúde
Moda
Mesa Farta
Onde Encontrar
Edições Anteriores
Cartas
 
Editorial  

Pé direito

A primeira edição da Folha de Coqueiros de 2010 começa com o pé direito. Matéria de capa privilegia os setores de turismo e hotelaria com a abertura de vagas para cursos de qualificação profissional. Um boa notícia, com certeza, para a formação de mão-de-obra no segmento de alimentos e bebidas. São oito cursos que envolvem desde operações básicas de cozinha até condutor de trilhas, aulas de inglês e espanhol. Para um bairro que mantém uma Via Gastronômica em atividade e quer promover eventos para atrair visitantes e conquistar moradores, a iniciativa vem agregar valor ao estabelecimento comercial – com melhor atendimento -, e gerar oportunidade para aqueles que estão à procura de uma profissão.

No rastro do turismo, também outra boa notícia chega neste início de ano. Comunidade de Coqueiros, desde dezembro, se mobiliza para resgatar o centenário casarão que abriga o antigo Portal Turístico de Florianópolis. Sem reforma há muitos anos, o prédio hospeda, hoje, a sede da Guarda Municipal e uma Central de Monitoramento de câmeras eletrônicas da Capital. Portanto, exige medidas de segurança como cercas elétricas na área externa do empreendimento o que descaracteriza a edificação. Uma proposta que merece apoio, pois, além de recuperar sua verdadeira vocação – de recepcionar os turistas que chegam à cidade-, o Portal pode se transformar num centro cultural com promoção de eventos e oficinas de arte, por exemplo.

Os guias que trabalham no local, desde sua inauguração, em 1982, também defendem outro destino para o prédio. Segundo eles, deveria ser implantada a Casa do Turista com infra-estrutura adequada para receber os visitantes. Afinal, são 30 a 40 ônibus por dia ingressando na cidade.

A edição traz ainda uma vitória da comunidade. Depois de quase 10 anos brigando por mais tranqüilidade no bairro de Itaguaçu, moradores conseguiram suspender o crescimento da Clínica Santa Helena e, em conseqüência, reduzir o número de carros estacionados nas ruas.

Boa leitura
Da editora

Voltar  
 
© 2005 - Folha de Coqueiros On line