FOTOS DIVULGAÇÃO

FESTA: Micheline, da Jomani, entrega presentes às crianças da creche

RECONHECIMENTO: Gonzaga (centro) ganha placa do Lions
Um voluntário nato
Desde 1985, a Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. Definições sobre o tema mostram que o voluntário é todo jovem ou adulto que, sem remuneração alguma, dedica parte do seu tempo a diversas atividades em benefício da sociedade. Levando o significado ao pé da letra, o presidente do Conselho Comunitário de Coqueiros, Luiz Gonzaga de Souza, mais uma vez dá um bom exemplo. Em parceria com o Banco do Brasil (BB), irá viabilizar projeto nas áreas de esporte e cultura para tirar da rua crianças carentes da Vila Aparecida.
Trata-se do Projeto AABB Comunidade, desativado há vários anos na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, em Coqueiros. “A proposta, conforme contato com o presidente da associação José Greve, é implantar o programa a partir de 2010”, garante o gerente da agência de Coqueiros do BB/Besc, Marcílio Lima Otávio. De acordo com Gonzaga, as crianças e adolescentes devem ter de 7 a 15 anos e estar matriculados na escola. “Vou cobrar da gurizada a manutenção da nota 7 para poder participar do projeto”, incentiva Gonzaga. O programa será desenvolvido na sede da AABB e vai reunir atividades esportivas e culturais e cursos de informática. Além deste programa, Marcílio Lima informou que também está em negociação a criação de uma oficina de olaria para atender o conselho.
Outra parceria que recebeu apoio da comunidade foi a criação da Árvore Solidária. Trata-se de uma árvore de Natal decorada com fotos das 56 crianças mantidas pelo Conselho Comunitário de Coqueiros. A idéia, lançada pela gerente de Serviços do Banco do Brasil, Raquel Oening, foi chamar a atenção dos clientes da agência para adotar uma criança e, a partir daí, brindar cada menino ou menina com um presente no Natal. A entrega será feita pelos funcionários do banco no dia 15 de dezembro com direito à festa no Conselho Comunitário
Festas para crianças do bairro
Conhecido por suas ações de solidariedade no bairro, Luiz Gonzaga de Souza tem uma vasta história de dedicação à comunidade. Cozinheiro de profissão, ele começou a organizar festas para as crianças, há quatro anos, quando ainda trabalhava no antigo Atenas Choperia, em frente ao Parque de Coqueiros. Para comprar brinquedos e guloseimas, juntava latinhas de cerveja e refrigerante que sobravam do restaurante. Da primeira vez, ficou durante três meses recolhendo latas e conseguiu arrecadar R$ 470,00 na venda. Com o dinheiro, distribuiu chocolates e balas na Páscoa para as crianças da Vila Aparecida.
A partir daí, Gonzaga não parou mais. As festas de Páscoa, de Natal e Dia das Crianças já são tradicionais e acontecem na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Além dos presentes e brincadeiras, a garotada participa de um café da manhã, almoço e lanche da tarde. "As crianças lembram de mim até hoje. Quando encontro com alguma delas na rua, elas imediatamente perguntam quando vai ter outra festa", relatou Gonzaga depois de promover o primeiro evento. Ele chegou, inclusive, a utilizar, na época, as férias e 13º para dar mais do que um brinquedo para cada criança. Comprou roupas e entregou na mesma embalagem do presente.
Hoje, como presidente do Conselho, recebe, a cada festa, a ajuda dos comerciantes e moradores de Coqueiros. Um dos exemplos é o da empresária Micheline Ramella, proprietária da Seguradora Jomani, que arrecadou brinquedos na festa de confraternização da empresa.
Como reconhecimento ao trabalho voluntário, Gonzaga foi homenageado em 23 de setembro deste ano pelo Lions Clube Coqueiros. Ele e a esposa Maria de Lourdes Silveira ganharam uma placa do presidente da entidade Carlos Alberto Tavares, em jantar que reuniu associados e convidados. |